Criação de uma base de dados

"Criação de uma base de dados", um projecto do Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, subsidiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte (CCDR-N).


Como em devida altura se anunciou, estava prevista a publicação de oito livros (dois sobre colecções do Museu Pio XII – a colecção de pintura e a de numismática; os outros seis sobre as Igrejas que nos propúnhamos inventariar, a saber: Nª S.ora da Oliveira, S. Domingos e Santos Passos, todas no Arciprestado de Guimarães; Matriz da Póvoa de Varzim; Matriz de Esposende e Museu de Arte Sacra; Caxinas). Igualmente nos propúnhamos criar, para cada uma das Igrejas, um desdobrável. Depois, era nosso propósito colocar em cada Igreja um quiosque multimédia onde a informação obtida com o processo de inventariação seria disponibilizada ao público.


Finalmente, dissemos que a base de dados seria colocada no Museu Pio XII, onde também se instalaria uma página Web. Pois bem, é chegada a hora de mostrarmos tudo isso: os oito volumes, os seis desdobráveis, a base de dados, os quiosques multimédia, a página Web. A primeira sessão de apresentação ocorrerá, como no convite se anuncia, no próprio Museu Pio XII, no dia 28 de Dezembro de 2007, às 15h. Depois, faremos uma sessão de apresentação em cada um dos arciprestados envolvidos no projecto, sendo que a seguinte ocorrerá em Guimarães, na S.ora da Oliveira, no dia 7 de Janeiro, às 15h. Das restantes daremos notícia atempadamente.


Grato pela divulgação da notícia e, mais ainda, pela presença no próximo dia 28 de Dezembro, aproveito para desejar umas óptimas festas.


O Director do IHAC (Instituto de História e Arte Cristãs),


Cón. José Paulo Leite de Abreu



Sem comentários: