“Sofrer em Ti”

Museu Pio XII expõe pintura de Ricardo de Campos

O Museu Pio XII inaugura, na próxima sexta-feira, dia 14, às 18h, uma exposição de pintura, intitulada “Sofrer em Ti”. Trata-se de um conjunto de 33 pinturas do artista Ricardo de Campos.

Ricardo de Campos é natural de Monção, onde nasceu em 1977. É membro da Academia Internacional “Città di Roma”. Conta com uma dúzia de exposições individuais e umas quatro dezenas de participações em exposições colectivas. No pretérito ano, expôs na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma.

A obra do pintor colhe – no dizer de João Duque - “o grito mais profundo pronunciado pela dor humana, no qual se resume o núcleo da experiência de sofrimento da Humanidade inteira”.

É uma dor descrita com as cores do absurdo, com as contorções de um sofrimento extremo, com as palavras intuídas do “porquê”, do desolado abandono, do escuro das trevas. Mas também com um entreaberto “terceiro dia”, a humanidade redimida no pior dos seus flagelos.

A exposição, integrada nas celebrações da Semana Santa, estará patente ao público até ao dia de Pentecostes, nos horários normais de funcionamento do Museu – terças a domingos, das 9,30h às 12,30h e das 14,30h até às 18h.

Sem comentários: